Acidente da TAM: caixa de voz reproduz filme de terror

Lendo o O Globo hoje li a noticia abaixo:

A CPI do Apagão Aéreo recebeu ontem, e ouvirá hoje, em sessão secreta, o conteúdo dos dois CDs com dados técnicos do vôo, gravações e transcrições dos diálogos dos pilotos do Airbus da TAM. Relatos feitos pelas autoridades aeronáuticas que entregaram as gravações aos deputados da comissão davam conta de que o que se passou nos últimos instantes antes do choque da aeronave com o prédio da TAM Express foi um “filme de terror”.

O áudio reproduz os 30 minutos que antecedem o acidente, que matou 199 pessoas. A caixa-preta de dados contém 60 informações de desempenho do comando da aeronave durante o vôo, como a posição do manete (alavanca que controla a potência da turbina) no momento do pouso.

O envelope com os CDs foi lacrado e trancado num cofre da CPI, e só será aberto hoje, na presença do comandante do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho.

— Pelo que o brigadeiro Átila (assessor parlamentar da Aeronáutica) nos contou, o conteúdo das gravações é muito pesado.

Parece que as conversas são tristíssimas. Eu defendo que se dê publicidade apenas às transcrições, para não levar mais constrangimento e tristeza às famílias.

Divulgar gritaria é mórbido, e não ajuda em nada as investigações — disse o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).

Pelos relatos extra-oficiais, além do desespero dos pilotos quando perceberam que a aeronave se chocaria com o prédio, a gravação captou os gritos de passageiros nos segundos que antecederam a explosão.

— Ao contrário do acidente da Gol, neste da TAM os pilotos e passageiros tinham consciência de que ia bater. O brigadeiro disse que é um filme de terror — completou Fruet.

Brigadeiro diz que dados não são conclusivos Durante a reunião secreta da CPI, além da preocupação com a divulgação do áudio abriu-se uma discussão sobre a suspeita de que haveria interesse do governo e da Aeronáutica no vazamento do conteúdo das caixaspretas.

Neste caso, a suspeita era de que trechos isolados poderiam levar à responsabilização apenas do piloto, eximindo o governo, a Infraero, a Anac ou a Aeronáutica de culpa.

— Optamos pela cautela para evitar que a culpa pelo vazamento fosse jogado nas nossas costas. Se vazarem por lá (Aeronáutica) vão ter que se explicar — disse Efraim Filho (DEM-PB).

Ontem, o brigadeiro Jorge Kersul Filho disse, após se reunir com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que a análise das caixas-pretas não é suficiente para tirar conclusões sobre as causas da tragédia.

— Os dados das caixas-pretas não são conclusivos, porque precisam ser somados a diversas informações para chegarmos a alguma conclusão.

A CPI divulgou o livro de ocorrências da torre de comando do aeroporto de Congonhas no dia do acidente e nos dois dias que o antecederam. O documento mostra uma sucessão de avisos sobre os perigos da pista do aeroporto, escorregadia em dias de chuva (veja quadro ao lado).

Imagine se a gravação for divulgada? Certamente vai ser horrível. Não há necessidade disto. Da mesma maneira que as fotos do acidentes não são necessárias. É mórbido demais. Qual o sentido de ver gente queimada pela metada ou com membros decepados?

Claro que existe louco para tudo, mas ver os momentos de terror registrados não é humano. A transcrição pode não ser a melhor forma de se divulgar isso, mas certamente é mais humano do que divulgar a gravação.

4 comentários sobre “Acidente da TAM: caixa de voz reproduz filme de terror

  1. Devem ser divulgadas sim!! Ué, cada um julgue se quer ver ou não, assim como as putarias do BBB e as gostosas do Zorra Total (mto mais acessíveis para crianças e desavisados, inclusive).

    Aliás, por isso é um "país livre", e por isso devemos ter liberdade de informação. As fotos dos mortos já não estão no assustador.com.br?

    Só é interessante para esses bostas da política e da aeronáutica que isso não seja divulgado porque as pessoas já esqueceram a tragédia, sejamos sinceros. E também porque trazer um "filme de terror" de volta à toa só pode prejudicar alguém: eles mesmos.

    O que faremos com isso? Ouviremos né! Ouviremos para que isso possa ser evitado, para que alguém faça alguma coisa pela aviação no Brasil, pela nossa liberdade de informação e a de nossos filhos…

    Abraço.

  2. Ao mesmo tempo que tenho curiosidade em ouvir o que aconteceu dentro do avião minutos antes do acidente desejo que não seja divulgada em respeito a dor dos familiares das vítimas, pois me imagino no lugar deles ao ouvir o sofrimento de uma pessoa de minha família num momento trágico como este!!!!

  3. Tem que divulgar sim, o acidente ja aconteceu, ja nao podemos fazer nada, o que tem d mais com ouvir a gravacao?

Os comentários estão desativados.